segunda-feira, 30 de julho de 2012

Luto por uma criança de 2 anos vítima de erro médico


REVOLTA: essa é a palavra que traduz meus sentimentos quando ouço que uma criança de 2 anos faleceu, porque o médico não soube identificar ou simplesmente não quis diagnosticá-la como diabética. É lamentável imaginar um médico, do posto de saúde, não conseguir diagnosticar, esquecer quais são os principais sintomas ou apenas ser indiferente a tudo que se refere ao diabetes... Normal, né... já que muitos deles não sabem nem usar um glicosímetro. Isso porque estou falando de uma doença “pouco difundida” no meio médico, que acomete hoje “apenas” 12 milhões de brasileiros, onde o Brasil ocupa o 8º lugar no ranking mundial de pessoas com a doença...

Há alguns dias uma amiga postou no facebook um fato ocorrido em um posto de saúde da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O neto da sua ajudante estava com a glicose em jejum em 202 e o médico não diagnosticou diabetes. A mãe da criança voltou ao posto de saúde com outro exame e a glicose em jejum continuava em 200, o médico mais uma vez afirmou que não era DM1. Semana passada o menino foi para o hospital com cetoacidose grave, ficou internado 2 dias na UTI, mas não resistiu e faleceu...
Vejo isso como um ERRO MÉDICO GRAVÍSSIMO!!!

Definição de erro médico: “falha do médico no exercício da profissão. É o mau resultado ou resultado adverso decorrente da ação ou da omissão do médico, por inobservância de conduta técnica, estando o profissional no pleno exercício de suas faculdades mentais.” Segundo informações, para ser classificado como erro médico, uma falha precisa se enquadrar em algum dos três quesitos: Imprudência, Imperícia e Negligência!!! Em minha opinião esse tal médico preencheu todos os quesitos e ainda acrescento preguiça, desatenção, covardia, omissão e até mesmo falta de amor ao próximo!!!

Posso parecer radical, até compreendo que diabetes é uma doença cujos sintomas podem ser confundidos com outras doenças, mas não entra em minha cabeça porque esse médico foi tão imprudente!!! Porque não receitou imediatamente terapia com insulina, será que ele nunca leu o manual de Situações de Emergência em Pediatria, especificamente Cetoacidose Diabética??? Ahhh me poupem, mas até eu já li!!! Erro médico sim!!! Tenho certeza que eu, uma “mera” relações públicas, teria mais capacidade para salvar a vida dessa crianç,a sem nunca ter colocado meus pés na faculdade de medicina ou possuir CRM/MG... Queria ter a oportunidade de conhecer esse médico e dar a ele uma bela aula sobre diabetes!!!

Enfim, hoje estou de luto por uma criança de apenas 2 anos de vida vítima de erro médico!!! A família é carente e tem medo de fazer qualquer tipo de denuncia. Entretanto, não consigo ficar calada diante de uma situação tão grave... Quero ajudá-los, mas de antemão deixo aqui meu gesto de solidariedade na esperança que outros casos como esse não se repitam!!!

6 comentários:

  1. Uma amiga minha estava tentando adotar um bebe diabetico, devia ter no máximo 1 ano de idade, ela comprava as insulinas, fitas, glicosimetro pra ele e nem sempre aceitavam, ela queria muito adota-lo. Certo dia ela recebeu uma ligação de que o bebe havia morrido, o motivo foi uma funcionaria do orfanato aplicou a quantidade de insulina errada e o deixou, depois de algumas horas notaram que o bebe estava cianótico, ele entrou em coma hipoglicemico e faleceu.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, numero, grau e revolta com vc amiga, é inadmissível em pleno século XXI que essas coisas ainda aconteçam, me sinto assim muitas vezes tb, que eu que nem faculdade tenho sou mais entendida em relação ao Diabetes que os médicos que conheço, reconheço que são importantes e que existem sim médicos que merecem o título que carregam mas que infelizmente tb existem médicos que deveriam queimar seus diplomas pois anos na faculdade não valeram de nada pra eles!!!! Sempre que leio um relato desses fico indignada!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossaaa Maah que coisa chata!!!
    Super revoltante também... fico possessa em ver esses profissionais de saúde tão desinformados e tão incompetentes...

    ResponderExcluir
  4. Não sou médico, mas me parece que se o sujeito tivesse um mínimo de cuidado, teria evitado a morte : mais duas horas e outra dextro, outras duas horas e outra dextro, na primeira consulta. Com 2 fitas e quatro horas de atendimento simples ele firmaria um diagnóstico correto, que é extremamente melhor do que nenhum.
    Não sei se foi falta de cuidado, formação acadêmica ineficiente, stress, imperícia ou imprudência, nada justifica o erro do médico. Triste saber que essa é uma realidade hoje em dia ...

    ResponderExcluir
  5. Que isso Carol!!!!!!!!!!!!!!!!Um médico como esse devia ir pra cadeia!Pois ele tirou a vida de um inocente!Isso é pior que bandidagem...
    Tô muito triste,muito mesmo,ainda mais pq eu sou mãe como vc e tentamos ajudar os outros o tempo todo!
    Luto sim por essa família!E num país como esse,garanto que não é a última vez que isso vai acontecer!

    ResponderExcluir
  6. Peço licença Carol pra divulgar esse fato no "Minha Doce Marcela" e ajudar a divulgar um ato criminoso com esse!

    ResponderExcluir