terça-feira, 17 de abril de 2012

Daqui pra frente tudo vai ser diferente...

17/04/2012: um novo marco em toda minha vida...
Ganhei na justiça do Estado de Mins Gerais a minha bomba de insulina, a minha tão sonhada bomba de insulina!!! Justiça foi feita e a partir de agora vou poder levar minha vida com mais esperança de conseguir deixar a diabetes sobre controle e viver plenamente feliz !!! Obrigada por tudo meu Deus, obrigada meu Pai!!!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

0800 Diabetes

Tive o imenso prazer de conhecer hoje a Cidinha Campos, presidente da ADI- Associação de Diabetes Infantil de BH. Uma mamãe pâncreas que tá literalmente dando o sangue para erguer o prédio da associação e disponibilizar serviços aos diabéticos. Lembrando que aqui em Belo Horizonte não temos associações efetivas. Vejam que legal o serviço 0800 Diabetes que será implantado por eles. Todo trabalho é realizado por voluntários e é claro que estou com eles nessa luta e muuuito feliz em poder ajudá-los!!!

Grande BH vai ganhar 0800 Diabetes

12/04/2012
FOTO: ANDRE FOSSATI Os moradores da região metropolitana de Belo Horizonte que sofrem de diabetes ganharão mais uma arma para lutar contra a doença. Com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar os pacientes e seus familiares, a Associação de Diabetes Infantil (ADI), vai criar o 0800 Diabetes. O serviço de informação é o primeiro no país.

A previsão é de que os atendimentos comecem a ser realizados ainda no primeiro semestre deste ano.Para conseguir ajuda, basta ligar e um profissional da área de saúde irá oriental-lo. O telefone para as ligações ainda será definido.

Além de educar a população, serão disponibilizadas informações sobre nutrição e dietas. A expectativa é de que sejam atendidas cerca de 170 mil pessoas por ano. Os profissionais da saúde, que participarão voluntariamente, vão receber um curso de educador em diabetes.

Para a endocrinologista e presidente da Associação de Diabetes do Brasil Seção Minas Gerais, Adriana Bosco, informação nunca é demais para controlar a doença. "Metade das pessoas não sabem que tem a diabetes, com isso, elas perdem tempo para procurar ajuda. A doença é silenciosa e sem sintomas no início", afirma.

Como todo o trabalho é voluntário, a presidente e fundadora da ADI, Cidinha Campos, explica que o apoio do Estado e da população é fundamental para viabilizar o serviço. "Nossa esperança é de que o governo, além de outros parceiros, não fiquem de fora desse projeto de cunho tão importante para as pessoas que sofrem com o problema", disse.

Quem quiser, pode fazer doações através de uma conta na Caixa Econômica Federal. Agência 0093; Conta 8356 Operação 003. Outras informações pelo telefone: (31) 9974-4531.
 

Páscoa 2012


Até antes da chegada da Novorapid e da contagem de cho eu odiava a páscoa e os coelhinhos de pelúcia que eu sempre ganhava. Entretanto, com a mágoa que sentia aprendi que o verdadeiro sentido da Páscoa é o renascimento, esperança e renovação... Conclusão: o sofrimento foi válido!

33 anos - Idade de Cristo


Continho doce para meu aniversário de 33 anos
05/04/2012
Pra variar, acordei hoje com minha mãe me ligando para saber se estava tudo bem, se eu tinha acordado bem. Nem precisava perguntar, afinal: hoje é o meu aniversário e hoje adoro aniversário!!!
Minha mãe me desejou tudo aquilo que a gente costuma receber no aniversário e completou:
- Ehhhh filha, você hoje tá com a idade de Cristo! É tão bom te ver com tanta saúde, disposição e pensar que sofri tanto pensando nas bobagens que eu ouvia dos leigos dizendo que você não ia sobreviver e se sobrevivesse seria no máximo 15 anos... Povo bobo!!!
Como de praxe, cai foi na risada e disse a ela:
- Mãe, você ainda vai ter que me engolir muuuito!!! Cheguei até aqui e não vai ser agora que vou desistir!!!
É bem assim que penso e idealizo... Viver no MÍNIMO o sêxtuplo do que imaginaram que eu viveria e to fazendo a minha parte: cuidando de mim e da minha saúde diariamente para conseguir chegar até lá cheia de saúde, disposição e com um monteee de historias doces para contar...
Que assim seja, amém!!!

Comemorando 33 aninhos com minhas lindas!!!

domingo, 1 de abril de 2012

Comparação entre as bombas de insulina (SIC) que testei

Depois de muito analisar prós e contras, no final de 2011 resolvi testar a bomba de insulina. 

Usei por 30 dias a Paradigm 722 da Medtronic e por mais 30 dias Accu-Chek Combo da Roche e agora quero compartilhar com vocês minha opinião sobre elas. Lembrando que é uma opinião pessoal e de acordo com aquilo que vi e usei, portanto, não pude e nem vou opinar sobre alguns itens que não conheci, como por exemplo o monitoramento contínuo de glicose oferecido pela Paradigm e o aplicador de cateter da Roche. Enfatizo que é uma opinião pessoal, sem a intenção de levantar polêmicas ou dizer que uma é melhor que a outra. É apenas uma breve comparação entre os dois modelos de bombas (SIC) que testei.
 
·         Manuseio – Não tive dificuldades com nenhuma das duas. Funcionam quase sozinhas, mas achei a bomba Combo mais interessante, talvez pelo fato de possuir um controle com visor colorido, com desenhos, além dos gráficos que me ajudaram muito. 

·       Troca de cânulas e cateteres – As duas são boas e ao mesmo tempo chatas. Ainda não inventaram uma forma de colocar a insulina no reservatório sem entrar ar e às vezes isso é chato. No princípio suava horrores para aplicar as cânulas da Combo, porque vieram com calibre muito acima do necessário para mim e sem o aplicador. Depois que troquei pelo calibre certo e mandaram o aplicador ficou bem mais fácil. Adorei o aplicador da Paradigm: fácil de usar, rápido e quase indolor. 

·         Reservatórios de insulina: A Combo só tem de 3,15ml o que para mim foi o mais prático. A Paradigm tem um reservatório de 1,8ml enviado no teste que em mim terminava muito rápido, portanto, não achei vantajoso.
·         Peso e discrição: Achei a bomba da Combo mais leve. Com o Smart Control a Combo fica totalmente discreta. Não havendo necessidade de ir ao banheiro ou levantar a blusa para programar a administração de insulina.
·         Adesivos das cânulas – Tive muita alergia com os adesivos da Paradigm desde o primeiro dia que comecei usá-lo. Com a Combo não tive esse problema nenhum dia.
·         Administração de insulina – Não sei exatamente o por que, mas administração de insulina na Paradigm é bem mais lenta, parece que conta unidade por unidade... Na Combo é muito rápido e você consegue acompanhar tudo pelo controle.
·         Cálculo de bolus: Achei muito interessante o fato do Smart Control ser usado também como glicosímetro (um glicosímetro que necessita de um volume de sangue bem pequeno para medir a glicose) que faz o cálculo de bolus automaticamente.
·         Grande diferencial da Combo – Para mim é sem dúvida nenhuma o Smart Control. Discreto, o cálculo de bolus é confiável, fica tudo armazenado na memória: quantidade de insulina administrada, glicose, bolus, etc, etc...
Grande diferencial da Paradigm 722 – Dispositivo para monitoramento de glicose. Não posso opinar, pois esse dispositivo não é fornecido durante o teste.

 
·         Desvantagem da bomba – questão estética de não poder escondê-la em todas as roupas, algumas pequenas marcas deixadas pelas cânulas, sentir uma máquina acoplada ao seu corpo 24h por dia. Entretanto, as vantagens superaram os pontos negativos.
     Enfim, na minha opinião, as vantagens de usar qualquer uma das bombas é a possibilidade de conseguir manter a glicose em um nível quase que normal, o fato de ter diminuído muito as hipoglicemias e depois os rebotes, melhorando o controle minhas das glicemias diárias e consequentemente normalizando os níveis de hemoglobina glicosilada, em 32 anos foi a primeira vez que consegui um resultado de glicohemoglobina 6,4!!! Gostaria de destacar também o fato de ter diminuído significativamente o número de agulhadas por dia, já que a troca de cateter é realizado de 3 em 3 dias, único momento em que se tem uma agulha nas mãos que depois é descartada.
     A bomba é uma boa solução para quem pode usá-la, mas não é solução de todos os problemas e dificuldades da diabetes. O controle de glicemia capilar deve ser rígido, é necessário saber fazer a contagem de carboidratos, a aceitação, o controle e a responsabilidade continuam sendo os principais aliados ao controle da diabetes!!! 
    Voltei para minhas seringas e canetas, aguardando ansiosa conseguir na justiça uma bomba para chamar de minha!!!
PS: A foto peguei na net! Esqueci de tirar fotos usando. Espero em breve colocar fotos da minha bomba...
 

Depoimento da minha mãe

Para mim esse é o depoimento mais importante de toda minha vida...
 

Comentei com minha mãe como tantas outras mães se identificam com nossa história de luta e superação.. Ela pediu para repassar à vocês o depoimento dela contando um pouquinho da descoberta e das mudanças na vida da nossa família após eu ser diagnosticada. Já contei no meu primeiro depoimento, que há 32 anos atrás não havia muitas informações disponíveis, não existia internet e a literatura era restrita aos médicos e/ou profissionais de saúde... Vou deixar do jeitinho simples dela se expressar e ela pediu para fazer um videozinho com uma mensagem para vocês!!!
 
1º capítulo
“ Depois de 4 gravidez eis que finalmente consegui ter  minha tão sonhada menininha!!! A gravidez foi tranquila, engordei dentro do aceitável, você nasceu com peso e tamanho normais.... a felicidade inundou a nossa casa!!! Em seu aniversário de 1 mês de vida, percebi que você estava mamando mais, urinando mais e com um choro estridente, que me fez perceber que havia algo diferente. Te levei ao médico e foi diagnosticado otite. Durante a noite o choro não passou, notei que vc estava mamando mais e urinando muito mais, ao colocar uma fralda no chão vi que a fralda encheu de formigas doceiras. No dia seguinte, fomos ao médico novamente e da noite para o dia você perdeu 1,5kg. A levei em uma clinica e como estava desidratada o médico pediu que comprássemos um soro GLICOSADO e você ficaria em observação. Naquele momento você teve um livramento, porque seu pai não consegui o soro com glicose e levou o comum mesmo. Você ficou em observação, mas como não melhorou o médico indicou a internação... Ai veio o meu primeiro desespero, seguido da primeira crise de choro: Eu não queria que minha bebe ficasse internada, tinha medo do que poderia acontecer... No hospital solicitaram uma série de exames e o susto: Sua glicose em jejum estava 810!!! Pediram novos exames, pois não acreditavam que era possível um recém nascido estar com glicose a 810 e mais um susto 1.100! Então veio o diagnóstico: Diabetes Mellitus Tipo 1...
Foi um choque, um susto, abriu-se um buraco no chão, mas eu não podia pular, nem me esconder nele , afinal eu tinha que ter forças para criar os outros filhos e sobretudo para criá-la, pois sabia que precisaria de mim!
Após o diagnóstico vc ficou internada por mais de 30 dias, dos quais não dormi. Ainda bem, porque em uma noite a enfermeira desatenta te aplicou soro glicosado por 20 minutos e por sorte eu percebi! Em outra noite o berçário pegou fogo e você só se salvou pq eu estava acordada... Queriam raspar seu cabelinho lindo para aplicar soro e não deixamos, seus bracinhos já não tinham veias, mas estávamos ali ao seu lado...
Após a sua alta veio a realidade: como controlar sua glicose, como aplicar insulina e se você tivesse uma hipoglicemia e eu não percebesse?
 
2º capítulo
Os médicos de BH ficaram loucos, porque até então não conheciam outros recém-nascidos diabéticos, nem sei se tem outros bebes com um mês diabéticos, sinceramente nem eles sabiam ao certo qual era a melhor maneira cuidar de você e se o tratamento seria bem sucedido. Diziam que fariam o possível para dar tudo certo, mas que seriam tentativas. Imagine como fiquei... No começo foi muito difícil... O tratamento era muito caro, você muito pequena, não tínhamos muitos recursos tecnológicos disponíveis, os médicos pareciam descrentes e as outras pessoas acreditavam piamente que você não sobreviveria, mas eu costumava dizer que te amaria e cuidaria de você da mesma forma! (Adoro quando minha mãe conta isso, choro com ela!!!)
Você já saiu do hospital tomando insulina, na época era mista: bovina com suína, fedida e muito cara... O problema é que eu nunca havia aplicado injeção em ninguém, não queria aplicar e tinha medo de agulhas. Por causa do meu medo, tive a brilhante ideia de contratar uma enfermeira só para aplicar a insulina, mas na primeira aplicação a abençoada fez o favor de entortar a agulha no seu bumbum. Foi quando a minha ficha caiu e percebi que a sua sobrevivência dependeria somente de mim... Não teve jeito e fui obrigada a aprender a aplicar em você, coisa que fiz até 12 anos, né dondoca... risos...
Além de aprender a aplicar a injeção, também tive que aprender a lidar com a doença, adaptar a minha vida aos horários rígidos para colher sua urina e isso foram noite e mais noites acordada esperando você fazer xixi, horários rígidos para sua alimentação, cuidado para ferver as seringas de vidros com agulhas de ferro 15mm(Exagero da parte da minha mãe!!!), cuidado com seus pés para não serem amputados, cuidado com sua visão para você não ficar cega antes dos 30 anos, cuidado para você não ter problemas cardíacos ou renais, cuidado para você não ter hipo e entrar em coma, cuidado para você não ter hiper e ter consequências a longo prazo, cuidados, cuidados e mais cuidados! Santa ignorância... Hoje acho que a metade era cuidado de mãe zelosa, que não tinha muita informação e que morria de medo de perder a filha...
Minha maior preocupação era e continua sendo com as suas hipoglicemias. Quando você ainda não sabia falar e estava com hipo só tremia e sacudia as perninhas e lá estava eu ao seu lado com a glicofita, como o exame era feito na urina era doloroso ficar esperando. Antes de você fazer xixi eu já tinha te dado suco ou um docinho a muito tempo. Acho que sua glicose sempre ficou acima do normal, porque eu achava melhor controlar com a insulina. Eu também sempre cheirava sua boquinha e quando tinha cheirinho de acetona ou vinagre aumentava 1 ou 2 unidades da insulina! Bendita hora que inventaram o glicosimetro, que só pude comprar em 1993 um tijolinho, que custava o preço de um carro e com as fitas caríssimas... Graças a Deus hoje você já ganha da Prefeitura de BH.
O preconceito daqueles que não conhecem o diabetes também era uma coisa muito difícil de lidar... Nos aniversários eu levava pó de guaraná para fazer um refresco com água gasosa para você não se sentir diferente, ainda bem que inventaram o refrigerante e os sucos diet! Nas reuniões de família tinha que ficar ouvindo horas e horas as pessoas questionando se você era normal, se na escola era tratada com diferença, se estava acompanhamento o desenvolvimento das outras crianças... Em casa nunca escondi os doces da geladeira, porque seus irmãos não são diabéticos, eu não queria privá-los e queria que você entendesse que o doce estava ali, mas você simplesmente não podia comer.
Ouvir os desinformados falarem que você não sobreviveria também era muito dolorido. Eles queriam saber se você tinha peso e tamanho normal, se você passava fome, se você só comia salgadinhos, se na escola você acompanhava o desenvolvimento das outras crianças. Tirando os detalhes de quererem passar o relatório completo do que você comeu durante o dia e que vc tinha comido uma bala! Eu dizia que não importava, que uma bala não ia te matar e que estava autorizada a comer, dai me olhavam com cara de espanto: mas sua filha não vai morrer?  Queria na época ter conhecimento para explicar que você podia sim comer doces!
Pouco a pouco aprendi a lidar com a doença, a controlar, aceitar e mostrar para o mundo que apesar dos cuidados extras, você era uma criança normal...
 
3º capítulo
As dificuldades foram sendo vencidas no dia-dia, Deus sempre foi a minha força, digo apenas que Ele me utilizou e conseguimos superar isso tudo... Aprendi o que era diabetes, aprendi o que era e como se aplica insulina, aprendi a alimentá-la corretamente, aprendi até decifrar suas hipoglicemias quando ainda nem sabia falar. Gosto de repetir que para muitos ou quase todos eu não a teria por muito tempo, para os mais otimistas até os 15 anos, mas cada dia com você era um a mais e eu apenas agradecia. E é o que faço até hoje e são 32 anos, 11 meses e 5 dias(genteeee minha mãe sabe até os segundos que estamos juntas!!!). Criei você como os outros filhos, apenas com as restrições e cuidados necessários para os diabéticos. Você cresceu, estudou, fez faculdade, sempre trabalhou e nunca usou a doença como problema ou impedimento para nada. Foi uma adolescente normal que deu trabalho também, mas sempre teve controle e nunca precisou nem mesmo ficar internada. Casou-se a 6 anos, tem um marido maravilhoso e nos presenteou com nossa princesinha Isabella, a neta que todos diziam que jamais teríamos!
Minha filha é linda, carinhosa, responsável, realmente um exemplo a ser seguido, afinal, o diabético desde que controlado, pode tudo!
E deixo minha mensagem para todas as mamães jamais desistam e não se esqueçam - onde Deus age, nada impede! 
Deixo um beijo carinhoso para todas as mamães pâncreas.
Irani”
 
Agora me digam se devo ou não ter muito orgulho dessa guerreira???? Hehehehe
 
 

Muito prazer, Carol Freitas, diabética desde sempre!!!


Algumas pessoas já devem estar cansadas de ler meu depoimento, mas tenho muito prazer em me apresentar!!!

Meu nome é  Ana Carolina (Carol para os íntimos kkkkkkkk), nascida e criada em Belo Horizonte, casada, relações públicas. Tenho 32 anos de idade e de diabetes. Isso mesmo, 32 anos muito bem vividos com a Diabetes Tipo 1. Nasci assim e essa é a minha realidade desde sempre.
Há 1 ano e nove meses, ganhei a minha maior motivação para continuar a viver bem e melhor: Minha filhotinha Isabella!!!

Tenho conhecido muitas mamães pâncreas e fico apenas imaginando como foi difícil para a minha mãe ter um bebezinho  recém nascido diabética, lidar com uma “doença” que ela pouco conhecia já que não havia outros casos de diabéticos em nossa família, em uma época que não existia glicosímetros, refrigerantes diets, seringa descartáveis e o pior de tudo: vencer o preconceito que nos cercava.... Sempre me emociono quando ouço minha mãe contar que muitos não acreditavam que eu sobreviveria... Fico feliz em estar aqui hoje: Casada, estudada, com carteira de habilitação, mãe de uma princesa e acima de tudo com a “tallllll doença” em pleno controle.
Durante a gravidez tive muuuuitas hipoglicemias, foi necessário um controle super rigoroso, media a glicose até 10X por dia, tomava insulina 8X ao dia... Mas todo sacrifício valeu a pena, minha recuperação foi ótima e minha filha nasceu perfeita e linda. Depois da gravidez, além da insulina NPH , aprendi a fazer contagem de carboidratos e a tomar a Novorapid.
Graças a Deus, tive a sorte de ter pais maravilhosos que ainda fazem de tudo para eu levar uma vida normal, me incentivam e sempre estão ao meu lado. Não vou mentir dizendo que tudo sempre foi colorido, passamos muuuuuitos momentos nebulosos também, mas como diz o ditado: Depois da tempestade sempre vem a calmaria...
Hoje por vontade própria estou em casa para cuidar integralmente da minha pequena, mas com intuito de ajudar ao próximo e divulgar que é possível vivermos bem, sou voluntária e dou palestras de motivação para adolescentes diabéticas carentes. Nessas palestras sempre digo que o principal aliado do controle da DM é a aceitação, controle e restrição!!!
Tenhho orgulho e consciência ao dizer que SIMMMM EU POSSO LEVAR UMA VIDA NO MINIMO NORMAL!!! Tem sido uma experiência maravilhosa, pois tenho visto como minha vida poderia dar um livro...
A diabetes me tornou forte!!! Com ela ainda tenho a oportunidade de mostrar a outras pessoas que é possível viver bem, pois as provações que temos na vida são necessárias para o nosso amadurecimento e valiosas oportunidades para conquistarmos a felicidade plena... E sou extremamente feliz!!!

Para quem ainda não conhece...


Não é minha intenção dissertar sobre o que é diabetes, tipos, tratamentos, etc... mas vale a pena lembrar:



Diabetes Mellitus é uma dença metabólica caracterizada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina que ocasiona o aumento da glicose no sangue. Parece ameaçador, mas quando não tratada de forma correta, podem ocorrem várias complicações como ataque cardíaco, derrame, problemas na visão, insuficiência renal, lesões no pé, impotência sexual, entre outras tantas. Entretanto, se levada à sério, seguindo as indicações médicas, mudando os hábitos alimentares, praticando exercícos físicos pode-se levar uma vida normal, como qualquer outra pessoa.

Principais sintomas

·         Sede em excesso

·         Urinar com frequência

·         Aumento da fome

·          Perda de peso

·         Cansaço excessivo

·          Falta de concentração e interesse em atividades rotineiras

·         Vômitos e dores de estômago

·         Sensação de formigamento nas mãos e pés

·         Visão embaçada

·         Infecções frequentes

·         Feridas que demoram a cicatrizar

Se você é diabético não deixe para depois, mude seus hábitos, se cuide e previna quanto antes as complicações da DM;

Se você é papai e/ou mamãe de um docinho, não se desespere e ajude seu filho conhecê-la e aceitá-la;

E você cidadão do bem ajude-nos a desmistificar a doença espalhando informações e orientações corretas a todos!!!