domingo, 17 de fevereiro de 2013

Diabetes: adesivo pode substituir injeções

Essa notícia é da revista Pais e Filhos portuguesa publicada em Agosto/2012, mas achei muito interessante!!! Que chegue rápido e que seja acessível à todos diabéticos

Um adesivo eletrónico que administra insulina através da pele poderá vir a acabar com a necessidade diária de injeções de muitos diabéticos. O dispositivo, desenvolvido por uma empresa norte-amer...icana, contém insulina suficiente para durar vários dias e tem potencial para se assumir como um método menos doloroso do que o convencional, mantendo a eficiência.

De acordo com o jornal “Daily Mail”, o U-Strip, como foi batizado, vem acompanhado de um dispositivo, o chamado "aplicador sónico", que, ao ser encostado diretamente ao adesivo, envia ondas sonoras que abrem os poros da pele e fazem com que a insulina entre com rapidez na corrente sanguínea, citou o site "Boas Notícias".

Segundo os primeiros ensaios clínicos realizados, nos EUA, com uma amostra de 100 voluntários dependentes de insulina, o adesivo inovador é capaz de fazer a substância chegar ao sangue de forma tão rápida e eficaz como uma injeção.

Os adesivos que libertam fármacos têm sido uma opção para finalidades como a terapia hormonal na menopausa ou o combate à dependência do tabaco. Porém, estes funcionam apenas com medicamentos compostos de pequenas moléculas, o que tem dificultado a criação de um método semelhante para a diabetes, visto que as moléculas da insulina têm grandes dimensões. Ainda assim, a tecnologia desenvolvida pela “Transdermal Specialties Inc”. poderá ser a solução para o problema, já que, no momento em que as ondas sonoras chegam à pele, é aberto o caminho para a administração, sem problemas, da insulina. Basta premir o botão do dispositivo que o acompanha, que tem um tamanho semelhante ao de um telemóvel, e estas ondas são produzidas, dilatando os poros e fazendo a insulina chegar ao sangue em segundos.

Fonte: Revista Pais & Filhos - portugal. "Diabetes: adesivo pode substituir injeções". http://bit.ly/QhFuCP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário