terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ironia do destino...

Ironia do destino hoje... Depois do desabafo, da preocupação com os glicosímetros de Minas Gerais, ganhei de um Concurso Cultural, um glicosímetro Performa Accu-Check e mais 160 tiras!!!
A Accu-check e ao Portal de bem com a vida muito obrigada, quero apenas incentivar mais pessoas a viverem bem e melhor! ;)
Mas no clima do momento hoje to pensando se quero doá-lo, guardá-lo... Queria poder dividir o prêmio com todos que precisam de um bom glicosímetro ou seja com todos os diabéticos, em especial os de MG...



Glicosímetros CEPA em MG, sinônimo de retrocesso!

Ehhhhhhh meu povo o bicho vai pegar em BH (rimouuuu)!!! Brincadeiras a parte, o caso é sério... A partir de Março em BH, em outras cidades do Estado já começou,  nossos queridos conhecidos, mais confiáveis, de uma marca tradicional,  glicosímetros Active da Roche serão substituídos pelo glicosímetro CEPA...
Opa, como assim??? O totalmente desconhecido, sem nenhuma informação na internet, sem relatos de uso, pouco confiável Cepa, made in Taiwan.
Retrocesso??? Só pode ser!!! É isso que merecem os diabéticos do Estado de Minas Gerais, quiçá de todo Brasil??? Escolheram os diabéticos para se fazer econômia para as próximas eleições!
Os que já receberam o presente de grego, já estão relatando que nem manual de instruções veio com o bendito e o pior e mais importante, ahhhhhhhhh os resultados dos testes de glicemia, ahhhhhhhhhhhh os resultados estão variando de 8 a 80!!! Todos estão relatando enquanto o resultado no Active é 100,80, 130 no Cepa  60, 48, 35...
Pode isso?? ? Os donos dessa bomba devem ser sócios de fábrica de açúcar ou balas, sócios de hospitais e funerárias  querendo enriquecer às custas dos diabéticos!!!
 Estou preocupadíssima com isso e queria saber quem foi o FILHO DE UMA BOA MÃE que autorizou a troca e a compra desses aparelhos, com certeza não conhece a diabetes e não tem ninguém na família diabético!!!
Eu definitivamente não vou me calar diante dessa situação. Para mim  sinceramente não faz diferença nenhuma ser Active, One Touch, GTech, Performa porque corri atrás e ganhei na justiça o direito de receber meus insumos,  mas e outros  500.000 diabéticos de Minas Gerais??? Vão receber literalmente uma CEPADA na testa??? Me ajuda ai SECRETARIA DE SAÚDE DE MG!!!
Solicito por gentileza, se alguém tiver alguma informação sobre esse glicosímetro Cepa que nos repasse. Aqueles que já receberam e estão usando que por favor me procure e vamos nos unir para mudar isso!!!
Indignada é uma palavra que me define muito bem hoje!!!
 

ATENÇÃO

Por favor, leiam o post que publiquei hoje, 28/06/2013!!! Link para esse post: http://docescontosdeumavidadoce.blogspot.com.br/2013/06/glicosiemtro-cepa-com-os-dias-contados.html
O CEPA já foi desqualificado, em 21/06/13, foi realizada uma licitação e teremos em 60 dias novos glicosímetros e fitas de qualidade!!!

ATENÇÃO

Para quem quer buscar a justiça:
Fiquem atentos ao post  do dia 08/07/2013 com modelo de carta para representação contra o glicosímetro Cepa no Ministério Público.
http://docescontosdeumavidadoce.blogspot.com.br/2013/07/modelo-de-carta-para-ministerio-publico.html

ATENÇÃO

Publiquei hoje, 16/07/2013, em Belo Horizonte as fitas Active já estão sendo distribuídas.
http://docescontosdeumavidadoce.blogspot.com.br/2013/07/e-elas-estao-voltando-fitas-active.html

ATENÇÃO

Matéria publicada dia 23/07/2013 no jornal Estado de Minas - MP condena glicosímetro distribuído na rede pública de saúde em Minas
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/07/23/interna_gerais,426470/mp-condena-glicosimetro-distribuido-na-rede-publica-de-saude-em-minas.shtml#.Ue5l1GhUiq0.facebook

 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Medo do diagnóstico

Concordo demais!!!
“ Os homens, quando descobre que têm diabetes, se assustam com o medo da impotência sexual e se preocupam com a possibilidade de restringir o consumo de bebidas. Já as mulheres querem saber se nunca mais vão poder comer doce, se vão engordar ou emagrecer. Todos tem muita dificuldade em mudar os hábitos e tem medo das consequências da doença. Então mostramos que poderão ter uma boa qualidade de vida, se tiverem uma boa adesão ao tratamento proposto.” Dra. Reine Chaves, endocrinologista de Salvador

Como é bom se cuidar!!!

“ O diagnóstico do diabetes é um lembrete de que coisas diferentes vem aí. É preciso cuidado, mas podem vir coisas boas, sim. E se não for o caso de virar a mesa – nem sempre é –, mude a mesa, apenas. Reivente sabores. O diabetes vai ajudá-lo apurar as sutilezas do tato, do paladar, do olhar, do escutar, do cheirar. De descobrir como é bom se cuidar...”  Trecho do livro Comida que cura 2 - Site Diabetes nós cuidamos


Mudança de hábitos!

É o que eu tenho dito:

 “Conheci uma escritora francesa que bebia, se drogava, vivia fazendo loucuras, até descobrir que tinha diabetes. Ela me disse: o diabetes salvou minha vida, descobri outros caminhos para eu ser mais feliz. A vida não acaba para quem tem diabetes.” Dr. Balduino Tschiedelu


domingo, 27 de janeiro de 2013

Parabéns ao blog Minha filha diabética!

O blog Minha filha diabética foi o grande vencedor do Top Blog 2012!!! Reconhecimento mais que merecido ao excelente blog, redigido pela Nicole Lagonegro, a mamãe que dedica parte do seu tempo para ajudar na divulgação de informações, desmistificação e orientações adequada sobre a diabetes e seu tratamento.
Nicole, parabéns e que muito mais pessoas possam ser ajudadas pelo seu blog. Beijo especial para a  Vivi que nos permite acompanhar sua doce rotina!!!



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Mamãe fresca na área!!!

Mamãe fresca na área!!! Tchan, tchan, tchan minha querida e doce amiga Kath, do blog Diabetes & Você está gravidissíma e eu super feliz com essa novidade!!!
Ela já está no 3º mês, mas só agora divulgou... Desde que ficou sabendo começou a fazer uma coletânea e agora vai divulgar o Diário Gestacional de uma mamãe diabética!!! Achei o máximo para as mamães diabéticas e tentantes acompanharem.
Convido à todas para acompanharem o blog da Kath, Diabetes & Você, tá muito bacana e cheio informações interessantes!!!
Estamos todos acompanhando esse reality gestacional!!! kkkkkkk Como ela mesma disse: se for para ajudar e incentivar outras meninas, tá valendo!!! ;)

Que gravidinha mais charmosa...
To apostando que vai ser menino!!! Lindo, amado e esperado Davi!!


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Aprendendo com as crianças diabéticas

Ahhhhh as crianças diabéticas... Como aprendo com elas!!!! Vejam que gracinha o Arthur, ele tem 3 aninhos e tá aprendendo direitinho que todo diabético precisa ser consciente e responsável!!! Gostosura diet!!! ;)

http://www.youtube.com/watch?v=rAVxgbCYs24&feature=youtu.be

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tipos de insulina e nome comercial das insulinas

Para quem ainda tem dúvidas sobre tipos de insulinas  e o nome comercial das insulinas achei esse texto fácil e bem claro...
Queria colocar mais informações sobre a insulina inalada, mas ainda tá em teste, diferente da que foi colocada no mercado há alguns anos atrás. Esses dias conversei com algumas pessoas que estão participando de um estudo em São Paulo e elas estão gostando muito, mas continuam usando a Lantus. Parece que a inalada está servindo como ultra rápida, mas não tenho muitas informações, quando tiver mais posto para vocês.

Tipos de insulinas

O pâncreas de uma pessoa que não tem diabetes funciona secretando insulina em um esquema basal e bolus. A insulina basal é liberada ao longo do dia para cobrir as necessidades basais, enquanto após as refeições quantidades maiores de insulina são liberadas (bolus).
No tratamento do diabetes, tentamos imitar a secreção fisiológica do pâncrease para isto dispomos, no mercado, de insulinas de ação lenta ou prolongada para basal, e insulinas de curta duração para os bolus.
As insulinas disponíveis para basal no mercado são:
Insulina NPH humana:possui ação intermediária. O início da ação ocorre 1 hora após a aplicação e a ação máxima se dá de 8 a 12 horas, sendo necessária mais de uma aplicação para a cobertura diária do basal. Ela possui um pico de ação e sua ação não é homogênea e nem previsível, o que torna esta insulina menos vantajosa para cobertura do basal.
Insulina Glargina: é uma insulina humana modificada através da técnica de DNA recombinante, também chamada de análogo e tem ação prolongada. É absorvida lentamente e de forma estável pelo organismo a partir do local de aplicação. Pode durar até 24 horas, o que permite muitas vezes uma única aplicação para a cobertura do basal. Por não possuir pico de ação, reduz o risco de hipoglicemias quando comparada a insulina NPH.
Insulina Detemir: também é um análogo de ação prolongada e pode ser aplicada, em alguns casos, uma vez ao dia. Possui perfil favorável sobre o peso e baixo risco de hipoglicemia.
As insulinas disponíveis para bolus no mercado são as insulinas de ação rápida:
Insulina NPH Regular:insulina de ação rápida e curta duração, geralmente usada para cobertura de refeições e correções de glicemias. Tem aspecto transparente, semelhante à água.
Insulinas Lispro, Asparte e Glulisina: são análogos de insulina de ação ultrarrápida e duração curta geralmente usada para cobertura de refeições e correções de glicemias. Têm aspecto límpido e transparente. Devem ser combinadas às insulinas basais auxiliando no controle do diabetes.
É importante lembrar, que apesar de usar apenas insulina de ação rápida, preferencialmente os análogos de ação ultrarrápida, o SICI (Sistema de Infusão Contínua de Insulina), mais conhecido como bomba de insulina, também funciona em um esquema basal-bolus. Pequenas doses de insulina são liberadas continuamente, conforme uma pré-programação, para o basal e os bolus são liberados pelos pacientes para uma correção da glicemia ou para cobrir uma refeição.
 
 
Agora veja que legal essa tabela super explicadinha com o nome comercial das insulinas disponíveis no mercado!!! Tá fácil agora, né... E não se esqueça, na dúvida procure o seu médico!!!
 
 
Insulinas Humanas
Nome Comercial
Laboratório
Frasco
Refíl (3ml)
 
NPH
Humulin N
Lilly
Sim
Sim
 
NPH
Novolin N
Novo Nordisk
Sim
Sim
 
R (regular)
Humulin R
Lilly
Sim
Sim
 
R
Novolin R
Novo Nordisk
Sim
Sim
 
NPH+R
Humulin 70/30
Lilly
Sim
Sim
 
Análogos de Insulina
Nome Comercial
Laboratório
Frasco
Refíl
 
Ultra-rápida
Apidra
Sanofi
sim
sim
 
Ultra-rápida
Humalog (Lispro)
Lilly
sim
sim
 
Ultra-rápida
Novorapid (Asparte)
Novo Nordisk
sim
sim
 
Pré-mistura (NPL+Lispro 75/25)
Humalog Mix 25
Lilly
não
sim
 
Pré-mistura (NPL+Lispro 50/50)
Humalog Mix 50
Lilly
não
sim
 
Pré-mistura (NPH + Asparte 70/30)
Novomix 30
Novo Nordisk
não
sim
 
Basal
Lantus (Glargina)
Sanofi
sim
sim
 
Basal
Levemir (Detemir)
Novo Nordisk
não
sim
 
Canetas Descartáveis
Nome Comercial
Laboratório
Produto
 
Basal
Lantus (Glargina)
Sanofi
Solostar (3 mL)
 
Basal
Levemir (Detemir)
Novo Nordisk
Flex Pen (3 mL)
 
Ultra-rápida
Apidra (Glulisina)
Sanofi
Solostar (3mL)
 
Ultra-rápida
Humalog (Lispro)
Lilly
KwikPen (3mL)
 
Ultra-rápida
Novorapid (Aspart)
Novo Nordisk
Flex Pen (3mL)
 
Pré-mistura (NPL+Lispro 75/25)
Humalog Mix 25
Lilly
KwikPen (3mL)
 
Pré-mistura (NPL+Lispro 50/50)
Humalog Mix 50
Lilly
KwikPen (3mL)
 
Pré-mistura (NPH + Asparte 70/30)
Novomix 30
Novo Nordisk
Flex Pen (3mL)
 
Canetas Reutilizáveis
Nome Comercial
Laboratório
Características
ClikStar
Sanofi
Ajustes de 1 em 1 até 80 UI.
Apenas para Apidra e Lantus
HumaPen Luxura
Lilly
Ajustes de 1 em 1 até 60 UI.
Apenas para Humulin, Humalog e Humalog Mix25 e 50
HumaPen HD
Lilly
Ajustes de 0,5 em 0,5 até 30 UI.
Apenas para Humulin, Humalog e Humalog Mix25 e 50
NovoPen 3
Novo Nordisk
Ajustes de 1 em 1 até 72 UI.
Apenas para Levemir, Novorapid ou Novomix
NovoPen 3 Demi
Novo Nordisk
Apenas de 0,5 em 0,5 até 35 UI.
Apenas para Levemir, Novorapid ou Novomix

sábado, 19 de janeiro de 2013

Dado Villa Lobos: 37 anos de diabetes e sem complicações!!!

Achei esse depoimento do Dado Villa Lobos muito bacana!!!
http://www.youtube.com/watch?v=5opufWezMRY&feature=player_embedded
É bom termos bons exemplos de superação para nos fortalecer!!!

Passinhos rumo à esperança!!!

Tenho acompanhado as pesquisas do Dr. Carlos Couri e creio que esse já é um passinho para tão sonhada cura!!!
Matéria veículada no Jornal Nacional hoje, 19/01/2013:
Pesquisadores usam células-tronco em tratamentos experimentais com diabéticos
 http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/pesquisadores-usam-celulas-tronco-em-tratamentos-experimentais-com-diabeticos/2356293/
Clique aqui e confira no blog do Dr. Carlos quem pode se candidatar para participar das pesquisas!!!
 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

IMPORTANTE SOBRE USO DE TIRAS VENCIDAS

Aconteceu comigo hoje!!!
Já vi várias pessoas comentando e questionando sobre o uso de tiras vencidas, eu particularmente não uso as vencidas. Como hoje uso a Performa devido a bomba, esqueço de conferir a data das fitas Active que tenho. Troquei sem perceber a case dos glicosímetros e levei o Active para casa da minha mãe. Fui fazer o pós-prandial e como só levei Active, conferi nele mesmo. Nunca tive problemas com essa fita e gosto delas, só se usa um pouco mais de sangue que a Performa, mas a considero uma tira boa e confiável. Para a minha surpresa o resultado do pós-prandial foi 397, achei estranho e corri até minha casa para refazer o teste (eu e meus pais somos vizinhos)... Fiquei assustada com a diferença do resultado, com o Performa foi 118!!! Tentando entender tamanha diferença lembrei de verificar a data de vencimento da fita Active e batata: VENCIDA DESDE AGOSTO/2012!!! Não satisfeita somente em ter achado a causa, refiz o teste com as fitas Active com vencimento 10/2013 e o resultado foi 121, diferença aceitável entre fitas diferentes!!!
Eu já não usava fitas vencidas e com uma experiência real deixo a dica: NÃO USEM FITAS VENCIDAS!!! Já pensou se corrijo essa glicose pós-prandial??? Seria um desastre e hipo grave na certa!!!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Feliz tudo novo!!!

Feliz 2013 meu amigos, atrasado mas sincero e de coração!!!

Fui passar a virada do ano fora de BH, confiei na Tim e teve um triste Fim, fiquei sem sinal!!! kkkkkkkkk

 To de volta e deixo aqui um textinho 2013 que adorooooo e feliz tudooooo novo... ;)

" Para você ganhar belíssimo Ano Novo
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas beste...iras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre..."

Carlos Drummond de Andrade

PS: Só para constar... Glicose se comportando mega bem!!! Piscina, diversão, horas sem a bomba, massssssss tudo, tudo sob controle... Que permaneça assim durante todo o ano!!! ;)