segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Diabulimina: transtorno grave que precisa de tratamento

O que é diabulimina?
É um transtorno, que acomete sobretudo adolescentes diabéticas tipo 1, que objetivam controlar ou perder peso manipulando a dose de insulina.
A manipulação da dose de insulina é um dos meios usados para perder peso, porque sem a insulina no sangue o corpo não pode utilizar os alimentos como fonte de energia e a maior parte das calorias ingeridas se perdem. Na falta da energia necessária, o organismo acaba utilizando suas reservas de gordura para produzi-la.
Quando as injeções de insulina são suspensas, o nível de açúcar no sangue fica elevado e as conseqüências são: boca seca, perda de peso, aumento do desejo de urinar e, como conseqüência mais grave, o quadro de cetoacidose diabética.
Segundo Janice Sepúlveda, coordenadora do ambulatório de diabetes tipo 1 da Santa Casa de Belo Horizonte, dos diabéticos tipo 1 que apresentam o transtorno 90% são garotas de 13 a 19 anos. “Tenho pacientes que já estão com a saúde comprometida. Elas passaram a ter internações com glicose alta, omitem tanto a dose que na hora que acordam para o problema não conseguem mais repor”, explicou Janice e acrescenta, "a glicose muito elevada pode levar a um quadro grave conhecido como cetoacidose diabética e à morte. Se o diabetes fica descompensado por longo prazo, não conseguem mais ter controle da glicose e têm complicações na visão, nervos e rins."
Fiquem atentos a qualquer sinal!!! Diabulimina é um transtorno grave que precisa de tratamento.
 
 

Leia a matéria completa no jonal Estado de Minas


Fonte: Jornal Estado de Minas
           http://biologianocotidiano.blogspot.com.br/2008/03/voc-sabe-o-que-diabulimia-diabulimia-um.html

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Somos muito felizes, e dai???

Dando continuidade ao tema sou diabética, mas sou feliz, vou postar aqui texto do meu amigo Gabriel Ciarelli, Super Diabético, abordando o mesmo tema!!! Gabriel é diabético, tem 37 anos, diabético desde os 11, hoje tem um página no facebook, Super Diabético,  muito bacana onde ele nos estimula a todo momento cuidar da nossa saúde. Além de inteligente, querido por todos, é super otimista e pensamos muito parecido: encaramos a diabetes de frente como aliada!!!
 
" Algumas pessoas tem uma equivocada opinião que eu ter ficado diabético foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida.
 Definitivamente não foi.
Lendo um depoimento da minha colega de doença Carol Freitas fiquei com vontade de escrever so...bre este assunto. Carol reclamava de que alguns diabéticos questionam a sua postura otimista e de bem com a vida em relação a diabetes. Agora eu pergunto: é pra ser diferente? Por quê? A já sei! Talvez porque o paciente pense assim: o meu amigo não é diabético então porque isso foi acontecer comigo? Nessa hora é inteligente perceber que a nossa vida não é um quebra cabeça onde tudo se encaixa.
Sempre, eu disse sempre, existirá algo em sua vida que não será do jeitinho que vc imaginava. A diabetes é exatamente isso, um algo novo que aparece em sua vida. Você estará preparado para lidar com a diabetes? Talvez nunca esteja 100%, mas contanto que decida ser feliz e respeite as exigências da doença, seguramente viverá por muito tempo. Talvez até mais tempo do que o seu amigo que não tem uma doença crônica.
Eu já recebi comentários irônicos sobre o assunto: “ATITUDE MENTAL POSITIVA com a DIABETES até parece” diziam. Uma pena, pois esse tipo de postura não me acrescenta em nada, pelo contrário, só me fortalece a continuar a “maratona vitoriosa” da nossa doença. Me faz ter a certeza que realmente fiz a escolha certa.
Tive centenas de momentos extremamente especiais e inesquecíveis na minha vida como, por exemplo, o nascimento dos meus filhos, minha família que sempre me apoiou nos piores momentos, o meu casamento com uma super mineira, a primeira vez que escutei a minha filha me chamar de papai, as minhas viagens, a minha carreira profissional, mas posso assegurá-los que ter ficado diabético foi a experiência que mais me proporcionou aprendizados. Quando fiquei confesso, minha família não deu uma festa pra comemorar a super novidade, pelo contrário, ficaram todos muito aflitos, mas o tempo nos ensinou que podemos ser muito felizes com a diabetes.
Nunca fui um cara de fazer muito controle. Sempre comi o que bem entendia e jogava bola igual a um “louco”. Muitas vezes chegava ao campo (voltando da balada) e já entrava para a partida sem sequer alongar os meus músculos. Não valorizava muito essa ideia de prevenção ou muito menos a ideia do controle.
Hoje depois de 25 anos de doença e trabalhando em uma grande empresa não abro mão do velho e bom controle. Em uma empresa ou nos resultados de um diabético (sangue, urina, olhos, etc) os números são de vital importância para uma análise mais segura da sua saúde ou da própria “saúde financeira” da empresa. Pergunte a um empreendedor, por exemplo, qual a importância de uma planilha bem elaborada para o sucesso do seu negócio? Pergunte agora ao seu médico qual a importância dos resultados dos seus exames? Isto é controle, e esse tipo de preocupação nunca foi a minha praia.
 Ainda bem que hoje sou diferente.
Eu curto muito a minha diabetes, pois ela me fez entender a importância do controle para a minha vida. Controle da alimentação, da troca de experiências, do Check-up, dos exercícios físicos, de manter a paciência quando escutamos algumas "'atrocidades"' e o mais importante, de que somos muito mais capazes do que imaginamos.
Um forte abraço a todos vocês, e em especial, a minha amiga de doença Carol Freitas.
Independente do que escute, não abra mão de proteger o seu futuro e de sempre manter o bom humor..."
E quem concorda com a nossa postura levanta a mão!!! \o/\o/\o/\o/
 
Eu e o Gabriel
 Encontro de guerreiros na inauguração da ADI!!!
 
PS: Juliana Leite, especialmente para vc, viu!!! :)
 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sou muito feliz, e daí???


Ahhhhh como a felicidade alheia incomoda, viu!!! Outro dia um sem noção me disse que tem a impressão que acho bom ser diabética... Minha vontade era mandar esse idiota para a pqp!!! Realmente não acho que é a pior coisa do mundo, resolvi responder apenas que não, mas já que não tinha saída era melhor me adaptar a ela... Já diz o ditado: Se não pode combater o inimigo, junte-se a ele!!! Juntei-me a “Tiabetes”, eu e ela agora somos melhores amigas!!! Ás vezes brigamos, mas depois nos unimos novamente e ficamos ainda mais fortes!!! Simples assim: Escolhi viver bem, seguindo as orientações médicas e nutricionais, seguindo o que realmente me faz bem!!! E sabe quem saiu ganhando com isso??? EU MESMA!!! E minha amiga Tiabetes agradeçe... #ficaadica
 
 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Convite para pesquisa - Hospital das Clínicas de São Paulo

Fica a dica pessoal:
 Grupo de Diabetes do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo está convidando pessoas saudáveis e portadoras de diabetes tipo 1, em qualquer idade, com ou sem história familiar de diabetes, a participarem deste Estudo Clínico com o objetivo de identificar a possível causa genética desta doença. Será feita uma coleta de sangue.
Mais informações: Dra. Karla Gomes e-mail kfbg23@hotmail.com Telefone – 11.9 8667-9149
Grupo de Diabetes do Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo(HC-FMUSP) Pesquisadora Responsável – Dra. Maria Elizabeth Rossi da Silva

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Mais perolinhas de Isabella

Isabella vive me ajudando... Esses dias queria por que queria me ajudar a medir a "micose"!!! Deixei e fotografei as fofuras dela medindo minha glicemia, ainda pergunta se o resultado com dois números é bom....
Mas gostei mesmo da atitude dela no lanche da tarde...
Sentei à mesa, comi dois pães integrais com queijo cottage, um copo de suco de laranja light e meio danoninho resto da Bella... Eis que chega a menina com o glicosímetro na mão, que ela chama de micose, e diz:
- Tá na hora de medir a micose, porque você comeu muito mamãe!!!
Num aguento isso nãoooooo!!! kkkkkkkkkk
Na verdade ela se preocupa comigo e só quer me ajudar... ;)
 
 

Diabetes: adesivo pode substituir injeções

Essa notícia é da revista Pais e Filhos portuguesa publicada em Agosto/2012, mas achei muito interessante!!! Que chegue rápido e que seja acessível à todos diabéticos

Um adesivo eletrónico que administra insulina através da pele poderá vir a acabar com a necessidade diária de injeções de muitos diabéticos. O dispositivo, desenvolvido por uma empresa norte-amer...icana, contém insulina suficiente para durar vários dias e tem potencial para se assumir como um método menos doloroso do que o convencional, mantendo a eficiência.

De acordo com o jornal “Daily Mail”, o U-Strip, como foi batizado, vem acompanhado de um dispositivo, o chamado "aplicador sónico", que, ao ser encostado diretamente ao adesivo, envia ondas sonoras que abrem os poros da pele e fazem com que a insulina entre com rapidez na corrente sanguínea, citou o site "Boas Notícias".

Segundo os primeiros ensaios clínicos realizados, nos EUA, com uma amostra de 100 voluntários dependentes de insulina, o adesivo inovador é capaz de fazer a substância chegar ao sangue de forma tão rápida e eficaz como uma injeção.

Os adesivos que libertam fármacos têm sido uma opção para finalidades como a terapia hormonal na menopausa ou o combate à dependência do tabaco. Porém, estes funcionam apenas com medicamentos compostos de pequenas moléculas, o que tem dificultado a criação de um método semelhante para a diabetes, visto que as moléculas da insulina têm grandes dimensões. Ainda assim, a tecnologia desenvolvida pela “Transdermal Specialties Inc”. poderá ser a solução para o problema, já que, no momento em que as ondas sonoras chegam à pele, é aberto o caminho para a administração, sem problemas, da insulina. Basta premir o botão do dispositivo que o acompanha, que tem um tamanho semelhante ao de um telemóvel, e estas ondas são produzidas, dilatando os poros e fazendo a insulina chegar ao sangue em segundos.

Fonte: Revista Pais & Filhos - portugal. "Diabetes: adesivo pode substituir injeções". http://bit.ly/QhFuCP

 

To hiposa demais...

Ahhh nemmmm o findi foi cercado de crises de hipoglicemias... que chatice!!!
Hipos atrás de hipos, nada de anormal, alimentação ok, saúde ok... Vai entender...
Tentativas, tentativas, ajustes de doses, erros, erros, acertos, acertos, sorte... Tem hora que cansa... vou cantar que dá mais certo!!!
 " Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe, só levo a certeza de que muito po...uco sei ou nada sei...É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir... Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente...”
 

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Lave as mãos antes de medir a glicose capilar!!!

Parece papo de Luluzinha, mas é sério gente!!!
Tem coisas que podemos evitar, por mais que pareça obvio, vou reforçar também: LAVE AS MÃOS ANTES DE MEDIR A GLICOSE!!!
Madruguei hoje às 07:30, depois de abrir os olhos a segunda coisa que faço é medir glicose, hoje = 91, tomei um Yakult básico e fui arrumar as unhas. A manicure super atrasou, tive uma hipo e fiquei desorientada!!! A glicose em jejum estava menos que 91...
Depois lembre, fiz uma mamadeira para Bella na madrugada e não lavei as mãos... Que perigo!!!
Pior de tudo: Como escolhi o esmalte desorientada, só depois que percebi que não era o vermelho que eu queria!!! Ainda bem que gostei desse também... Bobagens de Carol kkkkkkkkkkkkkk
PS: Eu tinha Glicofast na bolsa, ainda tomei um leite no salão e o esmalte escolhido foi o Raiz.
 
 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Meu blog na Anedia/ Galicia!!!

Demorou muito tempo, mas a cada dia tenho certeza que tenho uma missão ligada à diabetes nessa vida...
Recebi hoje uma mensagem dizendo que meu blog estava sendo citado em um site da Espanha. Ele foi divulgado no site da Anedia, uma associação de diabéticos da Galicia/Espanha!!!
Parece bobagem, parece pouco, mas fique tão feliz!!!
Que bom poder ajudar outras pessoas, só de saber que uma única pessoa leu, sentiu-se ajudada, inspirada, renovada basta para mim, mesmo do outro lado do Atlântico... 
E como disse meu marido: É a diabetes sem fronteiras e isso dá mais um blog, né.... kkkkkkkkkkkkk

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

E as glicemias durante o carnaval???

Minhas glicemias se comportaram direitinho durante a folia!!! Ufaaaaaaaaaaaa!!!
Tirando segunda para terça que troquei o cateter e a bunituda da glicemia chegou a 205, no mais foi super tranquilo!!!
Infelizmente recebi uma notícia ruim durante os dias de carnaval, o enteado da minha prima faleceu, mas foi preciso eu me cuidar para ajudar a família nesse momento chato e a danadinha entendeu o recado!!!
Passado o susto dessa notícia desagradável, tive que levar minha Bella para curtir o carnaval e pulei, pulei, puleiiiii!!! kkkkkkkkkkkk Resultado: glicemias "bunitinhas" durante a festa!!!
Bom demais, porque na maioria dos meus carnavais eu tive hipers com alimentação inadequadas, horários malucos, pularia não só o carnaval, mas também as doses de insulina!!!
Agora o problema é a dor em minhas pernas, elas estão literalmente docinhas... mas só porque dancei e pulei muito!!! Adorooooo carnaval e já começo a contar desde já para que o próximo chegue rapidinhos... kkkkkkkkkk ;)

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Hipoglicemia X Choro

No silêncio da madrugada.... eis que me surge um questionamento que ninguém conseguiu explicar
ainda: POR QUE CHORAMOS TANTO QUANDO ESTAMOS COM HIPOGLICEMIA???
É unânime entre os diabéticos, a maioria caem no choro durante a hipo... Sinceramente não sei por que, mas acho que deve ser desespero!!!
E você também chora durante a hipoglicemia???
 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dicas para o diabético curtir o carnaval sem surpresas

Super dicas da nutricionista Camila Cialdini Faria, no blog Educação em Diabetes, para curtirmos o carnaval sem preocupação!!!

1- Lembre-se que a Diabetes não tira Férias… Ela precisa de todos os cuidados fundamentais, assim como é feito em os demais dias do ano. Esteja certo que o controle de sua glicose está bom nem que qualquer outra condição de sua saúde possa comprometer o seu bem estar;

2- Verifique se seus medicamentos estão na quantidade necessária para o período de carnaval especialmente se você irá viajar para qualquer local;

3- Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, principalmente em jejum. Deve-se ingerir algum tipo de carboidrato, visto que este alimento ajudará a evitar as possíveis hipoglicemias associadas ao consumo do álcool.

4- Em caso de sintomas de hipoglicemia: suor frio, taquicardia, tremores, irritabilidade, mudança de comportamento, tonturas, dentre outros, deve parar imediatamente de pular e dançar, fazer a ponta de dedo, confirmada a hipoglicemia, deve-se comer um carboidrato de rápida absorção e 15 minutos após a ingestão reavaliar-se a glicemia para voltar à folia com segurança;

Dicas de Correção: ½ lata de refrigerante Comum, três sachês pequenos de mel ou três balas de goma, Glicofast, 15g de glicose são suficientes para a resolução de uma hipoglicemia.

5- Lembre-se de se alimentar e tomar ou aplicar sua medicação nos horários habituais e se isso não for possível tenha sempre disponível um lanche que lhe permita aguardar a próxima refeição. Não saia da rotina e não omita refeições: É importante comer de 3 em 3 horas, principalmente se você usar insulina;

6- Tenha sempre em mãos o seu cartão de identificação de portador de Diabetes, com um telefone para contato. Isto ajuda, caso seja necessário, atendimento de emergência e o folião tenha que ir ao pronto-socorro para a administração de glicose, entre outros medicamentos.

7- Use um calçado adequado e não ande descalço. Lembre-se da importância do cuidado com os pés pelas pessoas com Diabetes! Fique atento a bolhas, calos e machucados, se necessário, ao retornar para casa, consulte uma podóloga.

 Fonte: http://www.educacaoemdiabetes.com.br/2013/02/05/diabetes-controlada-caia-na-folia-sem-surpresas/comment-page-1/#comment-3246

Alimentação saudável para o folião diabético

Carnaval taiiiiiii meu povo doce!!!

Hoje dicas de alimentação saudável para o folião diabético enfrentar a maratona carnavalesca, repondo a energia gasta durante o carnaval!!!

• Durante o carnaval a alimentação deve ser saudável e freqüente, com pelo menos 5 ou 6 refeições diári...as (café da manhã, lanchinho, almoço, lanche, jantar e ceia);

• O café da manhã e a ceia nunca devem ser omitidos, principalmente para os usuários de insulina. Os horários das refeições devem ser mantidos, como de costume, para se evitar hipoglicemia;

• A água deve ser ingerida em abundância antes, durante e depois da folia;

• Para repor as energias é importante, manter a ingestão consistente de carboidratos (pão, arroz, macarrão), carnes magras, assim como a utilização de frutas, verduras e legumes para repor vitaminas, minerais e manter boa ingestão de fibras;

• Evite frituras ou comidas de difícil digestão, como feijoada, rabada, etc;

• Não esqueça do “kit de sobrevivência” com frutas, barra de cereal, água e açúcar, para o caso de uma emergência;

• A água de coco e o refrigerante dietético são opções de bebidas encontradas com facilidade, que podem ser consumidas na rua;

• Evite comer comidas preparadas em barraquinhas, sem acondicionamento térmico para os alimentos. Fique longe de maionese ou molhos prontos, pois são alimentos de fácil deterioração e contaminação, que podem levar a sérios riscos de saúde;

• Evite bebida alcoólica;

• Monitore a glicemia com frequência para, se necessário, corrigir os excessos e prevenir a hipoglicemia.

No mais, é só aproveitar os dias de folia e use camisinha sempre!!!

Fonte: http://www.diabetes.etc.br/Alimentacao-Saudavel-Para-+Pessoas-com-Diabetes-no-Bloco Biribiri Carnaval Diamantina
 
 
 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Comunicado ADI - Associação de Diabetes Infantil/BH

Comunicado ADI - Associação de Diabetes Infantil/BH

" Hoje teremos uma reunião junto ao poder público para expor os problemas que atingem os diabéticos em Belo Horizonte e cobrar soluções. Estamos preocupados com o assunto, pois com a saúde e com o diabetes não se brinca."

Estamos trabalhando muito para ajudar nossos diabéticos, assim que tivermos novidades posto para vocês e qualquer dúvida podem nos procurar.
 
Telefone para contato: (31) 3442-3997
 
 
 
 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Comparação e resultado absurdo entre os glicosímetros Cepa e Active

Vejam só  o tamanho da diferença entre os  valores entre dos  glicosímetro Cepa e Active!!! Simplesmente um  ABSURDO, isso  vale uma vida!!!
Fico revoltada com o descaso com a nossa saúde!!! Esses glicosímetros  são da doce Marcelinha... Não gosto nem de imaginar o que poderia ter acontecido se a mamãe Nathália corrigisse esse falso HI... Queria saber também se A SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE MG responderia por qualquer problema causado a essa criança!!!
Fico indignada demais com o descaso do governo com os diabéticos e peço a Deus que ilumine a cabeça dos ignorantes que resolveram nos ceder esse glicosímetro.
O que mais será necessário para recebermos tratamentos adequados???? Aiiiiiii fico realmente muuuito revoltada!!!
 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Nova fase, novas expectativas!

Quando contei à minha mãe que havia passado no vestibular para o curso de Enfermagem ela adorou e vibrou comigo. Massssssssss, só me disse que não entende por que demorei tanto tempo para fazer! Eu acho que eu sei por que... talvez a negação, a falta de conhecimento, a vergonha me impediram de fazer algum curso na área da saúde antes... Eu tinha medo de alguém descobrir que eu era diabética e não queria ser diferente.... Que bobagem!!! Vou dizer uma coisa do fundo do meu coração não sei se é a maturidade (num sei onde... kkkkk), não sei se é a aceitação, não sei se é o conhecimento que tenho hoje sobre a diabetes, to indo para essa faculdade num alivio... É tão bom não ter vergonha de assumir que sou diabética, é tão bom poder defender e dissertar sobre esse assunto que domino e melhor ainda é perceber como o mundo se abriu ao meu redor depois que ASSUMI: SIM, EU SOU DIABÉTICA!!!
Realmente é um desabafo... Achei que nunca iria contar isso para ninguém e to aqui declarando no em meu bloguinho... kkkkkk como as coisas mudam e nesse caso para melhor!!! ;)

PS só pra constar: ADOROOOOO ser relações públicas, é a minha cara, não reclamo em momento algum por ter escolhido como profissão!!!
 
 

Passeeeeiiii!!! Faculdade de Enfermagem, ai vou eu!!!

Hummmm a maioria já sabe, mas tenho que registrar aqui também, né...
Passei no vestibular para o curso de ENFERMAGEM!!!
To muito feliz e já cheia de ideias... kkkkkkkkkkkkkkkk
Agora o mundo branco faz parte da minha vida e das minhas postagens também!!!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Resultados de exames bons são sempre bem vindos!

Detesto fazer exame de urina 24h... fiz em novembro e tive que repetir agora porque o volume urinário foi muito pequeno, 660ml. Minha médica ficou preocupada e pediu para repetir. Na verdade depois que passou fiquei pensando, não fiz xixi porque não bebi água... Affff falha grave!!!
Enfim, ela pediu mais uma bateria de exames anuais e trimestrais. De todos exames solicitados, o que mais detesto fazer é o de urina 24h. Não gosto de ficar fazendo xixi no potinho, não consigo colocar a urina na geladeira e muitas vezes já esqueci de colher a urina da madrugada e perdi várias horas de urina... Agora não esqueço mais depois que inventei de colar pelo banheiro todo a palavra XIXI... kkkk coisa de doida, mas eficiente para minha memória!
Para mim o resultado dele é o mais importante, porque além desse que tinha pouca urina, os resultados anteriores estavam com algumas alterações
Aproveito para fazer um confissão de mulher diabética: Passado o dia posterior aos exames sempre dou uma relaxada em meu controle... Meço duas vezes menos, como o que to com vontade sem pesar em minha consciência, nem contos os cho e o pior ou melhor, geralmente nesses dias me comporto direitinho...  Logo, logo, lembro que tenho que voltar a rotina "normal" comer, medir, medir, comer, contar cho... kkkkk mas para mim é improtante ter um dia livre assim...
Depois da chatice de recolher a urina, que não tem jeito de fugir dela, bom mesmo é pegar o resultado dos exames!!! Exames graças a Deus perfeitamente bons, todos sem excessão. Mesmo com os altos e baixos das férias no nordeste, da comilança do Natal e férias HemoglobinaGlicada = 6,8!!!
Ahhhhhhhh que alívio de dever cumprido, que sentimento bom saber que está tudo bem... 
Agora só falta de fundoscopia que será em Fevereiro!!! ;)

Lembretes para não descatar a urina noturna!!!