terça-feira, 30 de julho de 2013

Revista Vida Saudável & Diabetes - Diabética com orgulho

Oiii gente!!!
Tava de férias, cheia de projetos, reuniões, compromissos com a diabetes e esqueci de postar aqui...
Estou na coluna Minha vida da revista Vida Saudável & Diabetes desse mês, julho/2013, com o título: Diabética com orgulho.
Gosto de ressaltar para os mais pessimistas que "Diabética com orgulho" - não é orgulho da doença, mas sim da forma como a encaro hoje, orgulho da oportunidade que ela me dá de mostrar a outras pessoas que é possível viver bem!!!
Recomendo a leitura, a revista esse mês tá toda muito bacana.
 
 


 

 

terça-feira, 23 de julho de 2013

Matéria publicada hoje no Estado de Minas: MP condena glicosímetro distribuído na rede pública de saúde em Minas

MP condena glicosímetro distribuído na rede pública de saúde em Minas
Promotoria recomenda que aparelho de medição de glicose com denúncias de falhas seja recolhido pelo estado, por ameaçar a vida de diabéticos. Secretaria não vê risco
 
" O Ministério Público de Minas Gerais recomendou à Secretaria de Estado da Saúde que recolha todos os aparelhos da marca Cepa GC distribuídos a diabéticos para medir a glicemia. Como mostrou reportagem do Estado de Minas em maio, a leitura do glicosímetro não é homogênea como nos equipamentos de outras marcas, apresentando resultados bem mais elevados. O desvio leva pacientes a injetar mais insulina do que o necessário no sangue, representando até mesmo risco de morte. A secretaria alega, no entanto, que a maioria das reclamações decorreram do manuseio inadequado do aparelho e sustenta ter enviado um informe a todas as regionais do estado para orientar sobre o uso do equipamento.
O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabéticos, o médico Levimar Rocha Araújo, alerta que a entidade já recebeu dezenas de denúncias a respeito da falha do Cepa GC. “Tivemos relatos de várias crianças que tiveram hipoglicemia (baixa de glicemia) por causa de doses erradas aplicadas com base na leitura do aparelho”, ressaltou. Taquicardia, sudorese, tremores, confusão mental e crises convulsivas são alguns dos sintomas da alteração. Três associações de diabéticos receberam também denúncias contra o Cepa: a Associação dos Diabéticos de BH, a de Diabéticos Infantis, também na capital, e a Associação dos Diabéticos de Campo Belo.
Para a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, os aparelhos devem ser recolhidos e devolvidos à empresa responsável, que está sujeita às respectivas penalidades contratuais, com suspensão de pagamentos. O autor da recomendação, o promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Nélio Costa Dutra Júnior, também recomendou ao secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, que sejam suspensas novas entregas do glicosímetro da marca Cepa GC no estado, e que sejam disponibilizados a toda a população portadora de diabetes insulinodependente novos aparelhos de marca diversa. “A recomendação não tem caráter normativo, mas visa alertar o gestor estadual de saúde sobre a necessidade de garantir tratamento eficiente aos cerca de 160 mil portadores de diabetes insulinodependentes do estado de Minas Gerais”, observa a promotoria por meio de nota.

Vigilância sanitáriaA Secretaria da Saúde informou ter recebido 22 reclamações, 11 relacionadas ao glicosímetro e 11 relativas às aferições das medidas, desde novembro do ano passado, quando foi iniciada a distribuição dos equipamentos. “A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que é o órgão competente para atestar a qualidade dos produtos de saúde, já notificou a empresa a prestar informações sobre os produtos. Porém, até o momento os aparelhos estão aptos a importação, armazenamento, distribuição e comercialização”, diz nota da pasta. Já foram distribuídos 199.965 dos 200 mil glicosímetros destinados ao estado. Em cumprimento ao planejamento anual, foi aberto outro processo de compra, que já foi concluído. A empresa ganhadora foi a Roche Diagnóstica Brasil Ltda., com o aparelho Accu Cheque Active."
 
Fico POSSESSA com as declarações da Secretaria de Saúde de Minas Gerais!!! Se uma pessoa reclamou já deveria ser ouvida, queria ver se fosse com o filho ou com qualquer um deles. Enfim, o mais importante é que o Active da Roche ganhou e logo, logo estarão de volta. Precisamos ficar atento aos prazos de retorno. ESTAMOS DE OLHO!!!
 
 
 
 
 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Exame de Angiofluoresceinografia e mais aplicação de laser


Sexta-feira azul!!!
Já falei aqui sobre a retinopatia diabética e dos exames de Angiofluoresceinografia.Nesse exame injeta-se contraste na veia para fotografarem e verificarem a retina detalhadamente.

Não vou explicar detalhadamente porque tenho um texto, modéstia a parte, muito bom em meu blog e quero falar do resultado.

Faço esse exame de 6 em 6 meses, ontem a médica viu alguns pequenos edemas e, infelizmente ou felizmente, pediu novamente aplicação de laser, segundo ela para prevenção.
Ahhhhh no momento da notícia bate aquele frio na barriga, viu... To cansada de saber que temos um risco 25 vezes maior de perder a visão, que a retinopatia diabética atinge mais 75% das pessoas dos diabéticos com mais 20 anos de idade, que o descontrole do diabetes agrava e ...adianta evolução da retinopatia e pior e que mais dói que o controle rigoroso da glicemia não evita o seu aparecimento... quase me dou por derrotada pela "tia"!!!
 
Otimista que sou levanto a cabeça, dou a volta por cima, me apego às palavras da minha anjinha Dra Elke que sempre me acalma, me explica que estou super bem pelo tempo de diabetes e que os tratamentos hoje são muito eficazes.
 
O laser não é muito agradável, doí, mas paciência e bola para frente meus amigos diabéticos!!!
Fica hoje a dica: se cuidar é PRIMORDIAL para o tratamento da diabetes e tenho muuuito ainda para enxergar nessa minha vidinha doce: Paris, Veneza, Florença, Disney e um monteeee de gente que quero conhecer e enxergar pessoalmente... kkkkkk
 
Textos aqui do blog mesmo explicando direitinho sobre a retinopatia diabética, exames, tratamentos:.
Sobre novos tratamentos:
 
 
 
 













 
 

 
 



terça-feira, 16 de julho de 2013

E elas estão voltando!!! Fitas Active começam a ser distribuídas em BH

Pessoal, tenho recebido e-mails e mensagens perguntando se tenho a publicação no Diário Oficial sobre a aquisição das fitas Active, eu também ainda não achei o link, solicitei a um amigo que acompanha o caso de perto e ainda estou aguardando o retorno dele. PROMETO postar para vocês esses dados assim que recebe-lo.
Importante é saber que o pesadelo está chegando ao fim... Essa semana comecei a receber depoimentos de diabéticos que já conseguiram as fitas Active em seus postos. Achei interessante postar para vocês saberem como os postos estão agindo. Portanto, questionem e exijam as fitas Active.
Feliz, feliz, feliz!!!
E quem tiver novidade e  receber a Active nos informe, notícias boas devem ser compartilhadas.
Estamos de olho, viu SES/MG, fazer economia com os diabéticos não é justo!!! Estamos lutando por tratamento adequado e é isso que queremos!!!
 
 
 
 
 
 

domingo, 7 de julho de 2013

Modelo de carta para Ministério Público - representação contra o glicosímetro Cepa

Pessoal, segue o modelo da carta para representação dos diabéticos contra o glicosímetro Cepa CG, junto ao Ministério Público.
Esse texto é do Rodrigo Dias, presidente da Associação de diabéticos de Campo Belo. É uma carta simples, expondo os nossos problemas, sugerindo soluções, deve ser entregue na Promotoria da Saúde, não precisa de advogados e não há custos.
É muito simples, basta acrescentar os dados e anexar todos os matériais que encontrar sobre o glicosímetro Cepa como depoimentos, reportagem de jornal, entrevistas, tudo que encontrar.
Lembrando quanto mais pacientes registrarem as reclamações, mais rápido a apuração dos fatos. Merecemos respostas e solução para esse grave problema. 
É certo que vamos receber fitas e aparelhos confiáveis, mas ainda não há nem data definida e essa espera pode custar muitas vidas... Vamos lá, faça sua representação, juntos somos mais!!!
ENDEREÇO DA PROMOTORIA DE SAUDE EM BELO HORIZONTE: Av. Augusto de Lima, 1.740 - Barro Preto.
 
EXCELENTÍSSIMO SR. DR. PROMOTOR DE JUSTIÇA DA COMARCA DE (SUA CIDADE) /MG
NOME DE QUEM VAI PROPOR O REQUERIMENTO, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), devidamente inscrito no CPF sob o número (CPF) e RG número (RG), residente e domiciliado na Rua (endereço completo do requerente), vem com o devido respeito à presença de V. Exa., com fundamento no artigo 5º, XXXIV, “a”, da Constituição Federal e Lei Estadual 14.533/2002, que institui a política estadual de prevenção do diabetes e assistência integral à saúde do portador da doença, levada a efeito pela deliberação CIB/SUS nº 415/2008, os municípios passaram a ter responsabilidade pela aquisição e distribuição dos insumos aos diabéticos, oferecer REPRESENTAÇÃO em face de
PREFEITO MUNCIPAL (colocar o nome do prefeito de sua cidade)  
Através de seu Secretário Municipal da Saúde, pelos fatos expostos a seguir:
Conforme é público e já divulgado na imprensa, os aparelhos de leitura de glicose, da marca CEPA GC e seus insumos apresentam um gravíssimo erro de leitura, seus resultados não são homogêneos e apresentam resultados de glicemias muito elevadas ou abaixo do valor real pelos pacientes que utilizam esses equipamentos.
Segundo o endocrinologista Dr. Levimar Rocha Araújo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, em entrevista para o Jornal Estado de Minas, dia 15 de junho de 2013, a Sociedade Brasileira recebeu várias reclamações de usuários, como também tem recebido reclamações de pacientes atendidos na Faculdade de Ciências Médicas. O médico diz também que recebeu reclamações de outros médicos do Estado de Minas Gerais e afirma ter encaminhado para a Secretaria do Estado de Saúde todas as informações necessárias, e que esta, não deu nenhuma resposta. Todas as Associações de Diabéticos do Estado de Minas Gerais tem recebido e registrado um grande número de reclamações de diabéticos contra o CEPA.
 O mesmo fato de erro de leitura, também foi constatado pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, que já registrou 50 reclamações sobre a divergência no valor das medições. De acordo com o valor apresentado pelo aparelho, o paciente insulino dependente tem a necessidade de aplicar insulina para normalizar os níveis de glicose no sangue, porém, a quantidade depende exclusivamente do valor apresentado pelo glicosímetro. Quando o valor é  apresentado com erro, a quantidade de insulina a ser aplicada estará também errada, em excesso, podendo o paciente entrar em hipoglicemia grave que pode levá-lo ao coma e até vir a falecer.
Também em Belo Horizonte, no dia 16/06/2013, outro caso levado ao conhecimento da mídia foi de uma criança diabética de 10 anos, levada às pressas ao hospital foi uma descompensaçao das doses altas de insulinas já desmaiada após ter tomado insulina em excesso, confiando no resultado apresentado pelo glicosímetro Cepa.
Outro fato relevante, segundo informações, é que a empresa fabricante deste glicosímetro já não existe mais e que a mesma foi fechada, não fornecendo assim, as fitas para a compra no Brasil em farmácias e drogarias. 
Desta feita, requer:
1.       Que seja interrompida a distribuição dos aparelhos, seus insumos e seu recolhimento imediato;
2.       Que seja distribuido novamente as fitas de leitura do aparelho Accu-Check Active (aparelho que a maioria dos diabéticos já possuem por já ter sido distribuído pelo Estado e que foi substituído pelo Cepa), bem como fornecer o apalheo Accu-Check para quem ainda não o possui;
3.       Apurar a responsabilidade Cívil e Criminal do maior atentado à saúde dos diabéticos de Minas Gerais e de todo o Brasil.
Nestes termos,
Pede deferimento.
(Nome da cidade), dia, mês, de 2013.
 
 
 
 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Reunião na SBD/MG

Representando os diabéticos, participei ontem noite da reunião da SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes, regional Minas Gerais. Estavam presentes os endocrinologistas: Dra Adriana Bosco, Dra Patrícia Fulgêncio, Dra Junia Cordeiro, Dra Maria José Sieiro, Dr. Daniel Dutra e eu diabética.

 Durante a reunião foram apresentados pautas que estão em alta entre nós, dentre elas:
* Glicosímetro Cepa(claroooooo): estão buscando respostas junto à Secretaria de Saúde estadual e municipal, cobrando agilidade no processo de distribuição das novas fitas que substituirão o Cepa, buscando resposta da Anvisa e Inmetro sobre a confiança e confiabilidade do Cepa e demais aparelhos;
* Discriminação nas escolas e empresas: projetos em escolas e empresas (gostei muuuuito do que foi proposto);
* Teste de glicemia obrigatório: foi colocada a opinião e a visão do médico diante desse assunto. Confesso que é bom ouvir as duas partes. Já, já postamos a opinião dos médicos sobre ‎#testedeglicemiaobrigatorio;
Além de discutirmos projetos futuros em benefícios de diabéticos e a sociedade em geral.

 Tenho hoje a SBD como um aliado e todas às vezes que fui até lá levar nossos problemas, dúvidas, ideias fui recebida, ouvida e vejo que algo vai ser feito já que estão dispostos à nos ajudar e fazer algo por nós. Sermos ouvidos por eles é sem dúvida nenhuma muito importante e me sinto muito feliz em poder representar os diabéticos na missão de expor nossos problemas à quem nos representa e trazer as respostas que precisamos.

 Se tiverem alguma sugestão de tema a ser discutido nas próximas reuniões, podem me mandar sugestões. Eu levo, cobro e trago respostas!!! Juntos somos mais!!!
 
Da esquerda para direita: Dra Adriana Bosco, presidente da SBD/MG, Dra Junia Cordeiro, Dra Maria José Sieiro, Dr Daniel Dutra e Dra. Patrícia Fulgêncio.

Dra. Adriana Bosco, ouvindo nossas reinvindicações, dúvidas e sugestões. 
 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Diabéticos recebidos pela comissão de saúde da ALMG

PROTESTO PELA SAÚDE DOS DIABÉTICOS
Fomos recebidos hoje pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Foi produtivo, uma boa oportunidade para conhecermos pessoalmente a Debora, o Rodrigo e expormos o grave problema do glicosímetro Cepa que recebemos hoje em Minas. Lamentável apenas um dos deputados presentes repassar a informação descabida de que a Secretaria de Estado de Saúde recebeu apenas 22 reclamações formais sobre o glicosímetro e que "isso é muito pouco diante de um universo de 160 mil aparelhos." Vejam aqui nesse link a entrevista do Deputado Arlen Santiago. (Ahhhh pelo amor de Deus, os municipios recebem e não repassam ao Estado. Só eu recebi mais de 250 reclamações e depoimentos, no documento entregue à comissão foram enviados todos os depoimentos que recebemos!!!)
Os deputados presentes entenderam a nossa situação e disseram que vão buscar respostas com a Secretaria Estadual de Saúde e até mesmo com a Anvisa.
Estamos agora aguardando o posicionamento dos deputados.
Ainda hoje o Rodrigo estará na Procuradoria de Saúde para fazer uma nova representação contra o governo do Estado de Minas Gerais, pelo descaso e irresponsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde de Mg ao distribuírem esses aparelhos no Estado.
Enfim, foi bom apresentarmos a dimensão do nosso problema, além de unirmos forças na luta por tratamento adequado aos diabéticos.
Já diz a música: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”...
Na foto os guerreiros que lutam por tratamento digno aos diabéticos de Minas Gerais
 
Esquerda para direita: Dimas Lopes(diabético), Carol Freitas (eu!!!), Debora Pasero(mamãe pâncreas), Nathália Santos (esposa pâncreas do Rodrigo), Cidinha Campos (presidente da ADI/BH) e Rodrigo Dias (presidente da Associação de diabéticos de Campo Belo/MG).
Em plenário fazendo nossa denúncia
 

terça-feira, 2 de julho de 2013

Lutando com todas as forças contra o glicosímetro Cepa

Pessoal, meus dias estão muito intensos com esse Cepa!!!
Em dois dias muitas coisas aconteceram.
Conheci depois da reportagem no Estado de Minas, o Rodrigo Dias, diabético, presidente da Associação de Diabéticos de Campo Belo/MG que tem feito um trabalho maravilhoso para retirar esse maldito Cepa de circulação.
No finalzinho de junho, o Rodrigo fez uma representação junto a Secretaria de Saúde da sua cidade pedindo de retirada do Cepa e em pouquíssimo tempo receberam o parecer favorável da promotoria da cidade dizendo que o Active tem que voltar para Campo Belo em 10 dias. Ponto para os diabéticos!!! Para fazer essa representação basta apresentar uma carta, cujo modelo vou postar aqui no blog, ao Ministério Público e não precisa nem de advogado.
Além disso, nosso amigo diabético organizou um protesto a favor dos diabéticos que será realizada amanhã, 03/07/2013, à partir das 09:00 em frente a Assembleia Legislativa em BH.
Amanhã à tarde diabéticos estarão na Promotoria da Saúde em Belo Horizonte, Av. Augusto de Lima 1740 para fazer nova representação contra o Governo do Estado de Minas Gerais, que valerá para toda Minas Gerais, através do Secretário de Estado da Saúde, pelo descaso e a irresponsabilidade da distribuição do glicosímetro, CEPA GC.
Genteeeeee não podemos deixar que outras pessoas sejam prejudicadas com esse glicosímetro Cepa. Estamos lutando por todos os diabéticos, queremos uma resposta e um responsável pela chegada desse maldito glicosímetro em Minas Gerais.
Estamos juntos e juntos somos mais!!!
Mando noticias do que aconteceu aqui em BH e amanhã postarei o modelo da carta para representação no Ministério Público contra o Cepa.